quinta-feira, 17 de março de 2011

Receita caseira: Nhoque de colher

Olá!!

O mais legal da culinária é que você pode adaptar as receitas.
Minha mãe é expert em Nhoque de Colher! Simples de fazer, uma delícia e muita gente não conhece. É aquele tipo de receita que passa da bisavó para a avó, que passa pra mãe e vem pra gente.

O Luciano então, decidiu inventar, coisa que ele adora fazer.

Foi criado assim o Nhoque de Colher e Mini Bifes à Milanesa Regados ao Molho Sugo.
Eu juro que nas próximas receitas vou caprichar na foto, por enquanto vamos nos contentar com a falta de talento da fotógrafa. Desculpem ok?

Nhoque de Colher e Mini Bifes à Milanesa Regados ao Molho Sugo

(4 pessoas)

Ingredientes para o Molho Sugo:
½ lata de molho de tomate (Pomarola Tradicional)
2 tomates maduros sem casca picados
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
Azeite a gosto
Sal a gosto
Ervas de Provence a gosto (ou orégano)
1 pitada de açúcar

Preparo: Refogue a cebola e o alho. Quando estiverem macios coloque o tomate e deixe cozinhar até que ele desmanche. Coloque o Pomarola e deixe cozinhar mais um pouco. Para tirar a acidez do molho, coloque uma pitada de açúcar. Tempere com o sal e as ervas a gosto. Reserve.

Ingredientes para o Filé a Milanesa:
½ Kg de bife de alcatra cortados em pedaços de mais ou menos 3x3cm
1 xícara de farinha de rosca
2 ovos batidos
Óleo
Sal e Pimenta a gosto

Preparo: Corte os bifes e tempere com sal e pimenta a gosto. Despeje o ovo na travessa em que está a carne e misture bem. Tire um a um escorrendo o excesso do ovo e coloque na farinha de rosca. Com dois dedos de azeite já aquecido, frite-os por 3 minutos (este tempo se o bife for com cerca de meio centimetro de grossura, se for mais grosso, deixe por 5 minutos). Conforme vão ficando prontos, coloque-os no papel toalha para enxugar o excesso de gordura. Reserve.

Ingredientes para o Nhoque de Colher:
4 ovos
2 xícaras de trigo
Água para dar o ponto (massa firme, não muito dura como macarrão, mas não mole a ponto de escorrer)
Sal a gosto

Preparo: Primeiramente coloque uma panela de água com um pouco de sal para ferver. A parte, misture em uma vasilha os ovos e o trigo. Depois de misturado, vá adicionando a água até atingir o ponto. O ponto é como descrito acima, mais ou menos como uma massa de bolo.

Com a massa pronta, coloque uma quantidade de massa na ponta de uma colher de sopa. Com outra colher, empurre para dentro da água já fervente. Se você quiser fazer o nhoque maior, coloque maior quantidade de massa na colher. Quando o nhoque boiar na água, deixe por mais dois minutos e retire.

Montagem do prato: No fundo de uma travessa, coloque um pouco do molho sugo. Em seguida uma camada com o nhoque, outra com carne, despeje o molho e repita o procedimento, sempre terminando com o molho. Se preferir pode ser colocado o queijo ralado por cima. Depois de montado, leve ao forno pré aquecido em 180 graus por cerca de 15 minutos. Sirva como prato único ou com uma salada acompanhando.

Colocando a tradição no ar!

Um comentário:

  1. achei muito bom osite ajudou muito meu almoço o nhoque e divino... obrigado

    ResponderExcluir