sábado, 1 de janeiro de 2011

Bacalhau da virada!

Ola ola! Como estao todos?! Espero que bem alimentados como eu!

Aqui em casa ontem fizemos uma festinha pra virada, e de ultima hora resolvemos preparar um bacalhau delicia!! Por isso, achei legal compartilhar essa receita simples e deliciosa com voces no primeiro dia do ano.

Peço desculpas porque nao tirei foto (so tenho a foto do prato ja devidamente devorado).

La vai minha receita para aquelas horas nas quais falta criatividade mas sobra vontade de impressionar:

Bacalhau da Virada:

Ingredientes (Para 6 a 8 pessoas):
1,5 Kg de Bacalhau dessalgado em postas
6 cebolas
10 batatas
1 pote de creme de leite fresco
1 pote de requeijao
Azeite de oliva a vontade.

Preparo: Coloque as postas de bacalhau numa panela com agua no fogo alto. Quando começar a ferver conte uns 7 minutos e desligue. Retire as postas, deixe esfriar um pouquinho e retire a pele, os espinhos e quebre a posta em lascas. Reserve.

A parte, descasque e corte as batatas em rodelas de mais ou menos um dedo de espessura. Em uma travessa de vidro que possa ir ao forno, coloque bastante azeite de oliva, ate completar o fundo da travessa. Disponha as rodelas de batatas por todo o fundo e reserve.

Em uma frigideira, refogue rapidamente a cebola previamente cortadas em fatias de meia rodela. Coloque parte da cebola refogada por cima da batata e a outra parte reserve.

Disponha as lascas de Bacalhau por cima das batatas ate cobrir tudo. Nao deixe as lascas muito finas, mas também nao coloque as postas inteiras.

Cubra a travessa com papel aluminio e leve ao forno em 250°C até que a batata esteja cozida. Enquanto o Bacalhau esta no forno, misture um pote de creme de leite fresco e um pote de requeijao em uma bacia e mexa bem até que fique bem misturado, para ficar mais facila espalhar.

Quando a batata estiver cozida, voce retira a travessa do forno e retire também o papel aluminio. Despeje a mistura de creme de leite e requeijao igualmente pela travessa inteira. Volte com ela ao forno, agora sem o papel aluminio, so para gratinar. Dai é so servir! Se quiser servir com um arroz branco também fica gostoso!

Aviso: O liquido que vai se formar é normal. Aqui em casa fizemos o seguinte: Como sobrou bastante deste molho das natas a gente guardou e hoje cozinhamos aquele molho com o arroz branco que sobrou de ontem também. Ficou a cara de um risoto, brilhante e saboroso com as lascas de bacalhau. Vamos aproveitar tudo pessoal!

é isso!
Um ano de 2011 abençoado a todos que passam por aqui, com muita saude, paz e receitas maravilhosas!

Até a proxima!

2 comentários:

  1. hahaha minha mãe é doida por bacalhau... eu já passo! Vou repassar a receita ;)

    ResponderExcluir
  2. Ela vai adorar!!!! Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir